quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Bakuman vol.17 - One-Shot Deal and Complete Story - Tsugumi Ohba & Takeshi Obata

   "Average student Moritaka Mashiro enjoys drawing for fun. When his classmate and aspiring writer Akito Takagi discovers his talent, he begs Moritaka to team up with him as a manga-creating duo. But what exactly does it take to make it in the manga-publishing world? 
   As the veteran manga artists start taking over Weekly Shonen Jump, the younger artists feel the pressure. But what is behind this sudden surge of older artists making a comeback in the magazine? And what is the connection between Azuma and Moritaka’s late uncle?"

   Boas Leitores!
   Um passo mais próximo de acabar esta saga! Faltam três volumes! O décimo sétimo volume dos vinte já está lido e passo agora a dar-vos a minha opinião sobre ele.
   Mixed feelings. Sabem o que é? Quando lemos algo que gostamos, mas ao mesmo tempo sentimos que algo não está completamente de acordo com o nosso gosto. Foi isso que aconteceu neste volume.
   De início foi até um desgosto que aumentava com cada capítulo que avançava. Parecia-me apenas uma repetição de um arco que já tinha acontecido há pouco tempo atrás, como se os autores tivessem ficado com falta de imaginação, ou talvez quisessem prolongar o mangá sem acrescentar algo de valioso. As mesmas personagens, o mesmo enredo, só alguns pormenores variavam. Por sorte o final desse arco foi neste volume também (ainda bem que não o prolongaram por mais um volume, se não iria ser apenas mau) e acabou de forma até agradável, com uma ligeira surpresa.
   E foi desse modo que avançámos para o que, suponho, seja o arco final deste mangá. Pelo menos está a atingir as proporções épicas de um final com a típica batalha dos protagonistas contra o mau-da-fita, apesar de neste mangá não haver propriamente alguém com esse papel. O certo é que pelo menos os autores conseguem agarrar os leitores uma vez mais, quer pela escrita quer pela arte. E continuam a fazer a mesma coisa de criar curiosidade sobre as histórias que os protagonistas inventam para outros mangás.
   Outro pequeno pormenor que acho que fez falta, foi o romance. Já há imensos capítulos que essa vertente não existe, e considerando que foi o romance o catalisador de toda a história, acho que os autores podiam ter incluído algo mais.
   Não foi dos melhores volumes, até porque mais de metade dele foi quase uma repetição, mas a partir de agora será como deve de ser! (espero eu). Caso queiram ler a opinião do volume anterior, basta seguirem o link: Crítica - Bakuman Vol.16 - Newcomers and Veterans
   Boas Leituras... ;)
6.5/10

André

0 comentários:

Enviar um comentário

Páginas Comentadas