quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Booking Through Thursday - Eventos Actuais

   Uma daquelas perguntas fáceis, rápidas que pergunto periodicamente porque a resposta está sempre a mudar:
   O que estás a ler agora? (E é bom? Recomendavas? Como é que o escolheste?)

   André: Então neste momento estou a ler Hex Hall um livro de fantasia, pelo que li é um livro mediano, mas um daqueles para jovens adolescentes que têm mil e um problemas de vida e são bruxas... Escolhi-o mais por acoplamento, quando decidi comprar uns livros este estava lá também a um muito baixo preço e a curiosidade levou-me a comprá-lo...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Espelho Quebrado - Brian Keaney

   "Governada pelo tirano Dr. Sigmundus, Gehenna é um país onde as leis devem ser obedecidas sem questionar e onde ninguém pensa por si. Até sonhar é proibido.
   A partir do momento em que Dante Cazabon, um órfão sem amigos, descobre o Odílio, uma força com o poder de parar o tempo e de modificar o tecido do universo, ele passa a liderar uma rebelião que o irá conduzir às fronteiras da vida e da morte, assim como ao coração do Mal.
   Nas profundezas do Odílio, uma nova espécie de Mal está prestes a nascer: o Espelho Quebrado. E apenas Dante o poderá deter. Mas, para o conseguir, ele irá confrontar-se com uma escolha terrível.
   Dante está a monte, Bea é prisioneira e Ezekiel encontra-se ferido. As coisas não parecem correr nada bem para os Púca... E o cenário irá piorar."

   Boas leitores
   Aqui estou eu possivelmente a última vez este mês que publico alguma crítica. Até nem foi mau, quatro livros num mês.
   Mas bem falemos do livro que é para isso que cá estou. É o segundo duma trilogia, As Promessas de Dr. Sigmundus e tem os seus pontos bons e outros menos bons em relação ao primeiro.
   Quanto aos pontos menos bons é que a história começou a envolver umas personagens menos interessantes para mim como demónios e afiliados. Achei que estava boa como estava a história. Outra coisa menos boa foi que houve alguns pontos que ficaram sem explicação, o que me irritou um bocado, visto que gosto de saber o porquê de tudo.
   Agora as coisas boas, o livro teve surpresas agradáveis e uma história até aliciante. O autor poderia ter prolongado um pouco mais o livro que não me importaria nada, talvez até tornasse tudo mais interessante.
   É um livro com uma história um pouco invulgar que até é giro de se ler para passar um bom tempo. Se quiserem ver a crítica do livro anterior a este basta seguirem o link: Crítica - Gente Vazia
   Podem também comprar este livro e para fazê-lo basta seguirem o link (o livro está bastante barato até) Wook
   Boa Leitura... ;)
7/10

André

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Booking Through Thursday - Bibliotecas

   Quão frequentemente visitas uma biblioteca? Vais para levar livros emprestados? Fazer pesquisa? Ver o centro multimédia? Andares com os teus amigos e o staff sábio? Vais para lá sem amor ou sem necessidade?

   André: Eu raramente vou a bibliotecas, acho que as únicas vezes que vou a uma é à da minha faculdade e quase sempre é para estudar ou fazer algum trabalho que envolva pesquisa em livros científicos. Prefiro ler em casa ou nos transportes.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Espíritos das Luzes - Octávio dos Santos

   "Era uma vez, num outro universo, em outro espaço e outro tempo, um planeta chamado Portugal... que fora abalado por um terrível terramoto que quase destruíra por completo a capital, Lisboa. O Marquês de Pombal, o todo-poderoso primeiro ministro do Rei D. José, prometeu, confiante na capacidade dos seus arquitectos e engenheiros, e também na de milhares de operáriosrobôs, que a cidade seria reconstruída, para diferente e para melhor, em sete dias. Entretanto, aterra no astroporto do Cais das Colunas uma nave que traz o milionário inglês William Beckford. À sua espera está um seu amigo português, o poeta Manuel Bocage, e os dois iniciam um percurso pela megalópole em acentuada e acelerada mutação, durante o qual irão encontrar, além de Sebastião José, outros personagens importantes e fascinantes, entre os quais o Intendente Pina Manique, a Marquesa de Alorna, Voltaire, a Rainha D. Maria I, Kant, António Ribeiro Sanches, Luís António Verney, Luísa Todi... Por entre manifestações místicoreligiosas, encontros científicos e culturais, discussões de política galáctica e orgias tecno-sexuais, Beckford e Bocage ver-se-ão à mercê de um misterioso e inquietante indivíduo, que acabará por os levar até a um sítio onde se guarda o mais espantoso, o mais extraordinário segredo de Portugal..."

   Boas pessoal...
   Here I am depois de tanto tempo para uma crítica nova. Esta crítica é dum livro sem colecções, duma história um pouco estranha e escrita de forma mais estranha ainda.
   Primeiro que tudo tenho de esclarecer que apesar desta obra ser de ficção científica, tem mais de romance histórico, do que ficção. Segundo, todas as falas, e digo mesmo TODAS, são falas reais, ou seja são falas que o Marquês de Pombal ou Kant disseram, escrito palavra por palavra.
   E é agora que chego à crítica em si, é que foi esta maneira de escrever o livro que estragou tudo, sim eu sei que deve ser preciso um grande trabalhão para ver falas e coincidi-las com a história. Mas isso tornou toda a história um pouco discordante e aborrecida, não só porque o tipo de fala de 1755 não é de certeza o mesmo que de 2100 mas também porque as falas eram completas e por vezes não falavam de nada em relação à história, enrolavam até dizer chega.
   Tenho de dar uns pontinhos pela originalidade da ideia, mas não posso dar mais do que isso, porque o livro em si foi dos mais aborrecidos de sempre.
   Se apesar de tudo isto ainda quiserem comprá-lo, podem fazê-lo aqui: Wook
   Boa Leitura... ;)
3/10

André

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Booking Through Thursday - Amor

   Não é aquele tipo de pergunta de "Amor" que se está à espera no dia de S. Valentim. Não, o que quero saber é:
   O que amas mais na leitura?

   André: Decididamente é aquela sensação quando leio um livro maravilhoso e tão bem escrito com uma história estonteante que parece que estou lá, e sinto tristeza, raiva, alegria e tudo o resto quando acontece alguma coisa. É a sensação de sairmos deste mundo e entrarmos num outro, paralelo ao nosso mas com fantasia à mistura. Esquecer os problemas deste mundo por um pouco e divertir-me um bocado, acho que é isso que Amo na leitura.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Gente Vazia - Brian Keaney

   "Na ilha de Tarnagar, existe um asilo onde poderás ser enclausurado por sonhar. Dante é o moço de cozinha que leva as refeições aos pacientes. Bea é a privilegiada filha de um casal de médicos. Quando um novo e perigoso paciente chega ao asilo, os seus mundos irão cruzar-se...
   Quem é Ezekiel Semiramis? O que é que ele sabe sobre a mãe de Dante e sobre a cidade em ruinas com a qual Bea sonha permanentemente?
   Dante e Bea lançam-se na descoberta da verdade e acabam por ser confrontados com um mal terrível.
   Entra num mundo de sonhos proibidos com o primeiro volume da apaixonante série As Promessas de Dr. Sigmundus."

   Boas pessoal...
   Aqui estou mais uma vez, apesar do pequeno atraso, mas enfim, a faculdade começa e os problemas começam também, tornando o tempo de leitura cada vez menor.
   Mas o que interessa é que este já está lido e pronto para ser criticado aqui. É o primeiro volume duma trilogia.
   É um livro pequeno e que nesta altura está extremamente barato já agora, tem cerca de 230 páginas, custa 1,5€ e até é um bom tempo de leitura.
   Tem uma história bastante interessante num mundo onde sonhar é completamente tabu e uma coisa que as pessoas não devem fazer, um sítio completamente deturpado pelo poder.
   Acho que a única coisa negativa que tenho a apontar é que para mim o livro poderia ser um pouco maior, para aí umas 300 páginas, assim teria um pouco mais de acção, ou de mistério, o livro como está tem as coisas a acontecem por vezes rápido demais.
   Mas enfim é um livro que aconselho a ler, apesar do público-alvo ser para os mais jovens até acho que os mais velhos também poderão ler. Se quiserem comprá-lo, podem fazê-lo aqui: Wook
   Boa Leitura... ;)
7/10

André

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Booking Through Thursday - Influência

   As outras pessoas influenciam as tuas escolhas de leitura? Quando um membro de família te recomenda alguma coisa, ou um amigo diz que odiou um livro que estavas a planear ler... Isso afecta as tuas escolhas de leitura?

   André: Acho que as pessoas conseguem influenciar-me na positiva, ou seja se por acaso dizem que gostaram imenso dum livro e que é extremamente brutal ou coisa do género fico bastante inclinado a querer lê-lo também, para aproveitar a experiência. Quanto pelo lado negativo acho que não sou lá muito influenciado, se me disserem que o livro é mau e eu quisesse lê-lo, eu lê-lo-ia na mesma, afinal a minha opinião não é igual à de tantos outros não é?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Dragão do Inverno & Outras Histórias - George R. R. Martin

   "Uma criança do inverno cria uma relação especial com um dragão. Uma nave espacial ruma no espaço em busca de uma mítica raça, mas estará o mistério na própria raça ou na estranha nave em que navegam? Uma velha torre de cinzas serve como refúgio para um homem destroçado. Um escritor cria um universo de personagens, e cada uma delas vive no mundo que ele lhes determinou. Um milionário convoca os seus antigos colegas para um confronto de xadrez com revelações inesperadas. Um homem adora comer mas odeia ser gordo, conseguirá a provação do tratamento do macaco ajudá-lo a definir prioridades? A vida sexual de um manipulador de cadáveres pode ser relativamente perfeita, mas não quando se acredita no amor.
   Dez histórias multipremiadas que exploram temas universais, de leitura indispensável para os fãs do autor e para todos os que desejam conhecer o verdadeiro potencial da literatura fantástica."

   Boas leitores e bem-vindos a Fevereiro...
   Para começar bem o mês temos aqui um livro de um dos meus preferidos autores, George R. R. Martin, este é o seguimento dos variados contos que o autor escreveu muito antes das Crónicas de Gelo e Fogo.
   Adoro ler estes pequenos contos, mudar constantemente de mundo e de história seguindo de assustadoras para misteriosas, sempre com acção.
   É verdade que houve uns contos que não achei grande piada, outros que não entendi a 100%, mas todo o livro valeu a pena por aqueles contos que nos prendem por completo e nos deixam com o coração acelerado ou a tremelicar de medo, ou ainda a pensar sobre o que é que haverá para lá do nosso mundo.
   Acho que o autor tem um grande jeito para histórias de ficção científica e principalmente para contos assustadores, deixavam-me sempre sem respirar nas cenas principais, só me apetecia devorar mais contos daqueles.
   Mas em relação à quantidade de contos bons e maus acho que o outro volume tem mais contos bons do que este, mas pronto os que há aqui são bons.
   Se quiserem ver a crítica ao outro livro de contos basta seguirem o link: Crítica - O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias.
   Podem também aproveitar e comprar o livro no link seguinte: Wook
   Boa Leitura... ;)
7,5/10

André